terça-feira, 12 de abril de 2011

VERGONHA – Vereadores começam retaliação depois que população manifestou repúdio às suas ações

O “Grupo dos 6”, como ficou conhecido o grupo dos vereadores Rodnei Pedroso (PMDB), Jean Mendonça (PTB), Ananias Pereira (DEM), Professor Régis (PR), Vicente Pinheiro (PMDB) e Adão Teixeira (PSB), que autorizou a prefeitura municipal abrir processo licitatório para a prestação de serviços com abastecimento de água e redes de esgoto aprovando o Projeto 1.399 no último dia 4, começou a retaliar os colegas Cleiton Roque (PSB), Bozo (PSB) e Marlene Parra (PT), além, ao que tudo indica, do secretário municipal de saúde, Celso Bueno (PSB).

A retaliação começou com o desrespeito de quatro vereadores do “Grupo dos 6” durante a Sessão da Câmara de Vereadores de ontem (11), quando, logo após o Presidente, Rodnei Pedroso justificar que precisava sair, seguido da justificativa do vereador Ananias Pereira, que deixou o Plenário logo atrás.

Entretanto, os vereadores Professor Régis, Jean Mendonça, Vicente Pinheiro e Adão Teixeira demonstraram que estão pouco se lixando para o Regimento Interno da Casa de Leis, e estão pouco se lixando para os milhares de ouvintes da Rádio Rondônia AM 1480 que transmite as sessões ao vivo, quando se levantaram e saíram sem justificar nada, e apenas seguiram os que saíram antes deles.

O “Grupo dos 6”, instantes depois, estava reunido na sala da Presidência da Câmara de Vereadores.

Num sinal claro de que sofreram fria retaliação dos colegas, os vereadores Cleiton Roque, Bozo o Marlene Parra ficaram sozinhos no plenário, falando apenas aos ouvintes da rádio.

Tudo dá a entender que esse tipo de retaliação começou depois que a população de Pimenta Bueno repudiou, e está repudiando, a autorização que o “Grupo dos 6” deu para o prefeito Augusto Plaça “privatizar”, como estão dizendo, “a água”. A população está assinando um abaixo-assinado que integrará um Manifesto Popular. Seriam necessárias pouco menos de duas mil assinaturas, mas segundo informações preliminares, já são mais de cinco mil os pimentenses que assinaram o documento.

Celso Bueno – Segundo as informações, o secretário municipal de saúde, Celso Bueno, também estaria sofrendo retaliação do “Grupo dos 6” que já teria pedido a “sua cabeça”, em benefício da atual diretora do hospital municipal Ana Neta, Soionir. Essas informações ainda não estão comprovadas, de forma que as ações no setor pelos próximos dias é que vão confirmar se procedem, ou não, tais informações.

Muitos que transitam pelo hospital municipal Ana Neta garantem que a diretora, apesar de jurar que não, ainda é namorada do vereador Professor Régis, o que poderia, sob vários aspectos e entendimentos, configurar Nepotismo.

Celso Bueno tem as considerações do próprio prefeito Augusto Plaça, que apesar de ser de partido opositor no município, disse que o secretário tem feito um grande trabalho na saúde. O setor, realmente, deixou de ser manchete negativa nas rádios, sites e jornais da cidade, depois que o vereador deixou sua cadeira para assumir a pasta.

Dentre seus feitos está a contratação de médicos e aquisição de equipamentos para o hospital Ana Neta, além de grande influência política em Brasília e Porto Velho para brigar por benefícios, como a reforma do hospital que está para sair, com apoio do governo de Rondônia.

Ser secretário de saúde não tem nada a ver com ser um profissional da área de saúde, porque entende-se que o secretário tem que ser um bom administrador, e não exatamente um entendedor das técnicas do setor.

Se as especulações tiverem algum fundamento, há de se avaliar a administração da diretora do Ana Neta para se ter uma vaga idéia do que faria diante da Secretaria Municipal de Saúde, sendo ela, ainda, namorada do vereador Régis, ou não.

NEPOTISMO - Nepotismo (do latim nepos, neto ou descendente) é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes (ou amigos próximos) em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos.

Originalmente a palavra aplicava-se exclusivamente ao âmbito das relações do papa com seus parentes (particularmente com o cardeal-sobrinho - (em latim: cardinalis nepos[1]; em italiano: cardinale nipote[2]), mas atualmente é utilizado como sinônimo da concessão de privilégios ou cargos a parentes no funcionalismo público. Distingue-se do favoritismo simples, que não implica relações familiares com o favorecido.

Texto: Arnaldo B. T. Martins - Foto: Rafaela Del Negri

Carreata demonstra repúdio contra privatização da água em Pimenta Bueno

Foi realizada uma grande carreata que contou com mais de 60 carros na manhã deste sábado (9), pelas principais ruas e avenidas de Pimenta Bueno. O movimento foi organizado pelos funcionários da CAERD, com apoio do SINDUR, dos vereadores Cleiton Roque e Bozo, ambos do PSB, e Marlene Parra (PT), empresas e população em geral.

Durante a carreata, funcionários da CAERD, sindicalista, a vereadora Marlene Parra, presidentes de bairro e suplentes de vereador, falaram sobre os problemas advindos com a privatização da água na cidade, efeito que virá por conseqüência da aprovação do Projeto 1.399 aprovado por seis vereadores na Sessão do último dia 4, quando autorizaram a prefeitura municipal a abrir licitação para empresas do setor de abastecimento de águas e redes de esgoto.

O evento reforçou um abaixo-assinado que está percorrendo todos os bairros da cidade, para que uma ação popular seja impetrada contra a decisão dos seis vereadores, que no entendimento dos que participaram da carreata, foi arbitrária. Para a ação popular ter efeito legal necessita de cerca de 2 mil assinaturas, mas informações preliminares dão conta de que já foi ultrapassada a marca das 5 mil assinaturas, e que não vai demorar para que a marca das 10 mil assinaturas seja alcançada.

O abaixo-assinado representa, sobretudo, o oposto do que afirmaram alguns vereadores privatistas na última semana, quando disseram que a maioria dos pimentenses não queria a permanência da CAERD diante dos serviços de abastecimento de água e redes de esgoto. A expectativa é que cerca de 40% dos pimentenses assinem o documento, quando seriam necessários apenas 5%.

Zé Irineu diz que população queria ir contra irresponsabilidade de vereadores

Durante carreata realizada na manhã deste sábado (9), o Presidente do Diretório do Partido dos Trabalhadores – PT, e funcionários da CAERD, Zé Irineu, disse que o que a população mais queria era ter podido ir contra a irresponsabilidade dos vereadores que votaram a favor da privatização da água em Pimenta Bueno.

A carreata que recebeu o apoio da população que saiu às ruas para ver o buzinaço, percorreu as principais localidades da cidade até a região central, onde um palanque foi montado para que as autoridades presentes pudessem manifestar suas considerações. Zé Irineu chamou a atenção para o anseio da população pelo apoio que deu ao evento.

Os organizadores consideraram positiva a mobilização que colocou centenas de pessoas nas ruas e mais de 60 carros enfileirados. Além de diretores da CAERD e do Sindicato dos Urbanitários – SINDUR, participaram a vereadora Marlene Parra (os vereadores Bozo e Cleiton Roque não puderam comparecer mas manifestaram seu apoio ao evento), presidentes de bairros, empresários e população em geral.

Assista ao Vídeo com discurso inflamado de Zé Irineu durante carreata:

Marlene Parra diz que população foi desrespeitada e precisa se ouvida

A vereadora Marlene Parra (PT), durante seus pronunciamentos realizados na carreata em defesa da não privatização da água em Pimenta Bueno, disse que a população foi desrespeitada na Sessão do último dia 4, quando o clamor popular pedia que a CAERD fosse incluída nas discussões em torno da privatização da água, sendo completamente ignorada por seis vereadores que autorizaram a prefeitura municipal abrir licitação para prestação de serviços com abastecimento de água e rede de esgotos.

A vereadora, que ao longo do trajeto do buzinaço, conversou com muitos populares, disse que a população precisa ser ouvida pelas autoridades da cidade. Ela observou que alguns vereadores estão indo às rádios falar o que bem entendem, sem parar para ouvir a voz do povo, que está assinando um abaixo-assinado, que será usado em ação popular impetrada pelos funcionários da CAERD, lideranças sindicais e lideranças de bairro, com apoio, também, dos vereadores Cleiton Roque e Bozo, ambos do PSB.

Marlene Parra acredita que a CAERD como empresa mista, cuja participação do governo estadual é determinante, tem que ser melhor oportunizada para que desenvolva as ações de melhoramento dos seus serviços, e das suas redes. Ela destaca que, uma vez sendo privatizado o abastecimento de água e redes de esgotos, o município ficará impossibilitado de receber recursos do PAC, na ordem de R$72 milhões de reais, para serem investidos justamente nesta área.

“Ao lado de meus colegas parlamentares, eu quero o melhor para este município onde cresci e constituí minha família. Cresci junto com a CAERD em Pimenta Bueno e acredito que esta empresa tem propostas que precisam ser melhor analisadas, sobretudo pelo prefeito Augusto Plaça que ainda pode vetar o Projeto de Lei aprovado pelos seis vereadores na Sessão do dia quatro”, concluiu Marlene Parra.

ÁUDIO - SINDUR marca presença em carreata e diz que CAERD é importante para Pimenta Bueno

O Sindicato dos Urbanitários – SINDUR, esteve presente em carreata realizada em Pimenta Bueno na manhã deste sábado (9) e disse que CAERD é muito importante para Pimenta Bueno, uma vez que possibilita a viabilização de um recurso na ordem de R$ 72 milhões de reais através do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC.

Buscando defender os interesses dos trabalhadores da CAERD, o SINDUR tem por objetivo buscar um entendimento de que a empresa mista de Rondônia, onde a voz do governo do Estado é determinante, tem condições de melhorar os serviços prestados à comunidade, até porque tem propostas para melhoramento dos serviços com abastecimento de águas e redes de esgoto.

A instituição se fez representar pelo Secretário Geral, Evandro Rodrigues, e pelo Secretário de Assuntos Regionais, Raimundo Viana, o Raimundinho. Solidarizado aos funcionários da CAERD, o SINDUR observa que a população de Pimenta Bueno também diz “não” à privatização autorizada por seis vereadores da cidade, mas acredita que o prefeito Augusto Plaça pode rever a situação e vetar a lei aprovada.

Cleique abaixo e ouça o Áudio com os questionamentos de Ugleiton Gomes e Dado Martins a Raimundo Viana (Raimundinho do SINDUR):

ÁUDIO – Aprovação unânime não é constatada em Ata da Câmara de Vereadores

A vereadora Marlene Parra (PT) tem defendido ferrenhamente, ao lado dos vereadores Cleiton Roque e Bozo, ambos do PSB, a não privatização da água e rede de esgotos em Pimenta Bueno, e para oportunizar a participação da sociedade nesta discussão, requereu verbalmente uma Audiência Pública no último dia 28, durante a 6ª Sessão.

O Requerimento Verbal foi constado em Ata pela Secretaria da Casa de Leis, que não relatou, não se sabe o por que, a aprovação unânime do pedido da parlamentar.

Depois de aprovarem a Audiência Pública no dia 28 pela manhã, o Presidente Rodnei Pedroso colocou o Projeto 1.399 em votação, de última hora na Sessão do dia 4. A Audiência Pública solicitada por Marlene Parra discutiria neste dia justamente este projeto, uma vez que autorizava a prefeitura municipal abrir licitação para prestação de serviços com abastecimento de água e rede de esgoto.

O Projeto foi colocado na Ordem do Dia por 6 votos contra 3, mesmo resultado de sua aprovação momentos depois, debaixo de protestos revoltados da população que lotou a Plenária.

Os próprios vereadores que aprovaram a Audiência Pública, praticamente a invalidaram com a votação do projeto na manhã do dia 4, uma vez que a população seria ouvida na noite do mesmo dia.

“Os seis vereadores que votaram favoráveis a privatização da prestação de serviços com abastecimento de água e redes de esgoto em Pimenta Bueno, aprovaram a Audiência no dia 28, e a invalidaram no dia 4, pela manhã, quando ela seria realizada na noite deste mesmo dia, impossibilitando assim a manifestação dos anseios da nossa população, que é totalmente contra esse absurdo.”, concluiu Marlene Parra.

Clique aqui e ouça o Áudio com o Requerimento Verbal e aprovação da vereadora Marlene Parra:

ÁUDIO - Professor Régis fala sobre regularização de abastecimento de água e redes de esgoto

Em entrevista exclusiva ao Rondônia em Geral.com o vereador Professor Régis falou sobre a regularização de abastecimento de água e redes de esgoto. Ele disse que realizou viagens a outros estados para conhecer empresas que atuam no setor, buscando informações para que a regularização ocorresse em Pimenta Bueno.

Ele afirmou que o que tem que ser discutido neste momento que é a prestação de serviço público de saneamento básico. Régis afirmou que a última viagem que fez recentemente a uma empresa de Campo Grande – MS, e que causou polêmica durante votação do projeto 1.399/2011 na última segunda-feira (4), foi a convite da Prefeitura Municipal, especialmente do Gabinete do Prefeito Augusto Plaça, e não soube dizer se a empresa participará, ou não, do processo licitatório a ser aberto.

Régis afirmou que embates que estão sendo feitos no momento estão sem fundamento, momento em que criticou o vereador Cleiton Roque (PSB), que defendeu discussões mais ampliadas e abertas sobre o assunto. O vereador disse que “o discurso do terror” tem que ser evitado, referindo-se a Imprensa pimentense de modo geral (sites, rádios e TV’s), que segundo ele “não está fazendo a pergunta certa”, e que “a pergunta tem que ser melhor elaborada”.

O vereador Professor Régis, que precisou de proteção policial na última segunda-feira por causa de manifestações realizadas pela população na Câmara de Vereadores, teve a oportunidade dada pelo Rondônia em Geral.com para dizer qual a pergunta correta na sua opinião, e a resposta. Ambas podem ser conferidas no Áudio abaixo.

Clique e ouça a Entrevista com o Professor Régis:

ÁUDIO - Vereador Régis diz que Regimento Interno não foi descumprido, mas não convence e deixa questionamentos

O vereador Cleiton Roque (PSB) levantou um sério questionamento depois de turbulenta votação ocorrida na Câmara Municipal de Vereadores de Pimenta Bueno na última segunda-feira (4), quando o polêmico Projeto de Lei nº 1.399/2011 foi incluído na Pauta de Votação, na última hora, por 6 votos contra 3, mesma votação de sua aprovação instantes depois.

Segundo o Regimento Interno da Casa de Leis, os projetos têm que estar resenhados aos vereadores até 24 horas antes da votação. Mas o vereador Cleiton Roque assinou o protocolo da resenha apenas 10 minutos antes da Sessão.

Em Entrevista ao Rondônia em Geral.com o vereador Régis Diógenes (PR), que foi favorável a inclusão do projeto na Ordem do Dia, disse que já na sexta-feira (1), tinha conhecimento de que o referido projeto estaria na pauta de votação, mas não foi convincente ao explicar por que houve a necessidade de votação para inclusão na Ordem do Dia, se o mesmo já estava na pauta desde sexta.

O vereador Cleiton Roque apresentou à nossa Reportagem uma cópia do protocolo assinado pouco antes da Sessão, abrindo assim, como diz o título desta matéria, o leque dos “questionamentos”. O primeiro questionamento é: entre Régis e Cleiton, quem está certo, uma vez que o vereador Bozo (PSB) também assinou seu protocolo na segunda de manhã? Segundo questionamento: o Regimento Interno da Câmara foi descumprido? Terceiro questionamento: se os vereadores assinam protocolos corriqueiramente nas segundas-feiras, pouco antes das Sessões, como sugeriu o Professor Régis no Áudio abaixo, para que serve o Regimento Interno? Quarto questionamento: se o Regimento Interno foi descumprido, a Sessão, ou a votação, pode ser cancelada?

No “Mural de Recados” do nosso site os Internautas também podem publicar seus questionamentos, desde que não pronunciem xingamentos com palavras de baixo-calão (como fez o vereador Adão Teixeira ao vivo na Rádio Comunitária ontem – 6), e não façam afirmações que necessitem de provas como, por exemplo, “fulano de tal é mentiroso”, sem provar se “fulano de tal” realmente é “mentiroso”, pois esses tipos de recado serão excluídos do Mural.

Clique e ouça a Entrevista com o Professor Régis:

Rodnei Pedroso diz que vereadores cumpriram Lei Federal

O Presidente da Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno, Rodnei Pedroso, esteve nos estúdios da Rádio Meridional FM 93,5 na manhã desta terça-feira (5), onde participou do Jornal da Meridional, e reiterou sua afirmação de que os vereadores apenas cumpriram a Lei quando autorizaram na sessão de ontem (4), a Prefeitura Municipal a abrir processo licitatório para a prestação de serviços com água e redes de esgoto.

Rodnei Pedroso disse que está confiante e que a maioria dos vereadores legislou em favor da população pimentense, e embora muitos sejam os que ainda não entenderam a importância e a imparcialidade desse processo de atualização e modernização nos setores de abastecimento de água e redes de esgoto, a população será a maior beneficiada.

Assista ao Vídeo abaixo com a Entrevista:

Vereador profere xingamentos ao vivo em rádio pimentense

Dando sinais claros de que não quer mais concorrer ao cargo de vereador em Pimenta Bueno, como cogitam os boatos pela cidade, o vereador Adão Teixeira (PSB), durante Entrevista feita na Rádio Comunitária FM 87,9 na manhã desta quarta-feira (6), entrou no ar ao vivo por telefone e proferiu xingamentos ao vereador Cleiton Roque, colega de partido, que participava do programa jornalístico no estúdio.

O vereador Régis Diógenes (PR) também estava no estúdio defendendo a aprovação do Projeto 1.399/2011, na última segunda-feira (4), durante Sessão na Câmara de Vereadores, autorizando a Prefeitura Municipal a abrir licitação para prestação de serviços com abastecimento de água e rede de esgotos na cidade, enquanto o vereador Cleiton Roque contestava os argumentos, já que ele e mais dois vereadores votaram contrários ao projeto em questão.

O vereador Adão Teixeira, segundo informações de quem estava próximo a ele no momento da ligação (ele estava em frente a Câmara de Vereadores com várias pessoas próximas), visivelmente descontrolado, demonstrou falta de equilíbrio e sobriedade, características fundamentais a um legislador eleito pela população para representa-la diante do Poder Legislativo Municipal.

Vários ouvintes entraram no ar depois que o vereador Adão Teixeira desligou o telefone, para criticá-lo. Um ouvinte advertiu o parlamentar de que naquele momento crianças estavam ouvindo o programa. Adão Teixeira, segundo testemunhas e ouvintes, usou palavras de baixíssimo calão como FDP*, além de mandar “tomar no C*”, ao vivo, em horário nobre.

A direção da rádio e os apresentadores que não esperavam pela “explosão repentina” do vereador Adão Teixeira, disse que as providências cabíveis serão tomadas para que este tipo de infelicidade não volte a ocorrer. Pelo que se conhece da idoneidade da rádio, certamente o vereador terá espaço para se retratar com seus ouvintes e com a própria rádio pelo descalabro de impropérios.

*Abreviações de xingamentos populares.

Audiência é realizada sem a presença de vereadores que votaram pela privatização da água

Mesmo depois de terem sido ignorados na Câmara de Vereadores durante a 7ª Sessão que aconteceu na manhã de ontem (4), quando seis vereadores aprovaram a privatização da prestação de serviços com abastecimento de água e redes de esgotos em Pimenta Bueno, a vereadora Marlene Parra (PT), e os vereadores Cleiton Roque e Bozo, ambos do PSB, realizaram Audiência Pública que estava marcada desde o último dia 28.

Mesmo sob forte chuva a Plenária ficou lotada de universitários, estudantes de escolas públicas, professores, funcionários da CAERD e representantes da sociedade em geral. Os três vereadores ladeados pelo Sanitarista Dr. Adalberto Braga de Carvalho, pelo diretor da CAERD Dr. Carlos Pilenghy da Silva, pelo representante do SINDUR local, Raimundo, pelo Presidente do SINDSEM, Fábio Ferreira e do Presidente do SINTRACIPAL, Reginaldo do Sindicato, os vereadores responderam vários questionamentos levantados pelos presentes.

Principalmente os universitários manifestaram dúvidas, que foram respondidas pelos integrantes da mesa composta. Os vereadores foram elogiados pela coragem e iniciativa de enfrentarem a maioria na Câmara em defesa dos interesses da população.

A audiência resultou em um abaixo-assinado que será a base de uma ação popular contra as irregularidades apontadas em todo o processo. Os vereadores Cleiton, Bozo e Marlene representarão na Justiça seus argumentos para cancelar a votação, embasados em irregularidades como a ausência de um Plano Municipal de Saneamento por parte da prefeitura, e do não cumprimento do Regimento Interno da Casa de Leis no processo de inclusão do projeto na Ordem do Dia.

URGENTE: ÁUDIO DO SINDUR - Chamada para Audiência Pública nesta segunda-feira

SINDUR repudia atitude do vereador Régis em Pimenta Bueno

Na segunda quinzena do mês passado diretores do Sindicato dos Urbanitários – SINDUR, estiveram em Pimenta Bueno onde foram recepcionados pelo vereador Cleiton Roque (PSB), e pelo vereador Régis (PR) que coincidentemente estava no escritório.

Na presença dos dois vereadores os diretores explanaram a situação da CAERD em todo Estado de Rondônia e pediram apoio para a conscientização das autoridades pimentenses, principalmente os demais vereadores, já que são eles os grandes responsáveis pela aprovação, ou não, da privatização da água e esgotos na cidade.

Os diretores do SINDUR saíram da pequena reunião de última hora entusiasmados com a declaração de apoio e compromisso assumido pelos dois vereadores. Entretanto, dias depois, o vereador Régis foi um dos convidados a participarem de uma viagem a Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para conhecerem as instalações de uma das empresas interessadas na privatização dos serviços prestados com abastecimento de água e esgotos em Pimenta Bueno.

Desde que o vereador voltou dessa viagem passou a defender ferrenhamente os interesses da empresa sulmatogrossense, mesmo sabendo que ela tem interesse apenas nos lucros que vão gerar a prestação de seus serviços na cidade.

Ao mesmo tempo que repudia a atitude de voltar atrás na palavra dada em um primeiro momento, o SINDUR parabeniza o vereador Cleiton Roque por ter se mantido firme na defesa da população pimentense, quando entendeu a mensagem dos urbanitários sobre a importância da permanência da CAERD em Pimenta Bueno.

Foi através do vereador Cleiton Roque que os vereadores Bozo (PSB) e Marlene Parra (PT) vieram somar junto as fileiras contrárias à privatização da água na cidade. O SINDUR, e a CAERD esperam que as autoridades pimentenses repensem seus conceitos sobre a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia, pois suas propostas certamente são as melhores, já que é através da CAERD, por exemplo, que o governo federal poderá injetar cerca de R$ 42 milhões de reais para a rede de esgotos, através do PAC 2, dentre outros benefícios.

CAERD agradece governador por entender sua importância para Rondônia

A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – CAERD, agradeceu ao governador Confúcio Moura por seu entendimento de que a empresa é importante para o Estado na prestação de serviços com abastecimento de água e redes de esgoto. Segundo o governador, que esteve na empresa no último dia 30 para despachar e se reunir com a diretoria, a CAERD “é uma das empresas tronco das diversas companhias de água do Brasil. Bem composta em estrutura como as demais brasileiras”.

Confúcio Moura disse na reunião com os diretores da CAERD que assim como as outras companhias brasileiras, a empresa de Rondônia fez enormes esforços para um progressivo enquadramento de sobrevivência.

O Presidente da CAERD, Sérgio Rubens Castelo Branco, ao lado das diretoras Técnica e Administrativa, respectivamente, Márcia Luna e Maria de Fátima Marques, fez questão de agradecer as palavras e o reconhecimento do governador. “Nossa empresa, ao longo das décadas, enfrentou toda sorte de dificuldades, como disse o governador, para sobreviver, e com mais vitórias do que derrotas é que chegamos aqui para continuarmos firmes na luta”, disse o diretor.

Confúcio Moura foi enfático ao afirmar que a empresa rondoniense procura caminhar no rumo da eficiência da gestão, “como uma determinação carnal de sua diretoria, em percorrer caminhos duros, doídos muitas vezes, para se ajustar em vontades e procedimentos saneadores”, concluiu o governador.

Protestos populares e polícia marcam votação na Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno

A 7ª Sessão da Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno desta segunda-feira (04), foi marcada por vários protestos populares. Lideranças de bairro, funcionários da CAERD, estudantes e a população, compareceram para acompanhar a votação da autorização para que a Prefeitura Municipal abra licitação para a privatização do abastecimento de água e redes de esgoto.

Com 6 votos favoráveis e 3 votos contrários, a Câmara aprovou a abertura da licitação, debaixo de vaias e protestos que necessitaram da presença de vários policiais militares, que tiveram de conter os ânimos de populares que partiram para as vias de fato contra o vereador Professor Régis (PR), ao final da Sessão.

Votaram favoráveis a privatização da água em Pimenta Bueno os vereadores Jean Mendonça (PTB), Ananias Pereira de Jesus (DEM), Adão Teixeira (PSB), Vicente Pinheiro e Rodnei Pedroso, ambos do PMDB, e Professor Régis (PR).

Votaram contrários a privatização da água em Pimenta Bueno os vereadores Cleiton Roque e Bozo, ambos do PSB, e Marlene Parra (PT).

Os vereadores que mantiveram a defesa da CAERD apontam irregularidades. Primeiro apontam a falta de um Plano Municipal de Saneamento Básico que, de acordo com a Lei Federal 11.445, deveria ter sido apresentado até dezembro de 2010. Outra irregularidade, segundo o vereador Cleiton Roque, é o fato do projeto ter sido colocado em pauta apenas 10 minutos antes da Sessão, quando, pelo Regimento Interno da Casa de Leis, deveria ter sido colocado na Resenha até 24 horas antes.

Cleiton Roque, Bozo e Marlene Parra deverão entrar com recursos na Justiça pedindo o cancelamento da votação e da Sessão com base nas irregularidades por eles apontadas e comprovadas.

Por hora, por aprovação em única votação nas condições já apresentadas, a Prefeitura de Pimenta Bueno está autorizada pela Câmara de Vereadores a abrir licitação para a participação das empresas que queiram prestar serviços com abastecimento de água e redes de esgoto.


Texto: Arnaldo B. T. Martins

Vereador Régis é cercado pela polícia para não apanhar de populares

O vereador Professor Régis, durante a 7ª Sessão da Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno, ocorrida na manhã desta segunda-feira (04), foi um dos que mais ficou em silêncio, apesar do forte embate travado entre alguns vereadores em torno da inclusão na Ordem do Dia, de projeto de Lei que autorizou o Prefeito Augusto Plaça abrir licitação para concessão dos serviços prestados com abastecimento de água e redes de esgoto.

Com a Câmara lotada de lideranças comunitárias, autoridades e estudantes, as manifestações chegaram ao ponto da necessidade da presença de policiais militares para conter os ânimos dos presentes, que se mostraram profundamente indignados com a postura da maioria dos vereadores em colocar, segundo os vereadores Cleiton Roque, Bozo e Marlene Parra, irregularmente o projeto na pauta do dia e, depois, aprova-lo com seis votos contra três.

Um tumulto foi gerado no saguão da Câmara logo após o término da Sessão, e o vereador Professor Régis teve que ser cercado por seus assessores e por policiais militares que evitaram o confronto e as vias de fato.

Régis foi um dos vereadores que na primeira visita do Sindicato dos Urbanitários a Pimenta Bueno no mês passado, se mostrou solidário aos interesses e propostas da CAERD em permanecer com a prestação de serviços em Pimenta Bueno, mas depois que retornou de uma viagem que fez a Campo Grande – MS, para conhecer uma empresa interessada na concessão pimentense, mudou de opinião e votou favorável a privatização, indignando seus próprios eleitores que não mediram os xingamentos a ele direcionados.

Acompanharam o voto do vereador Régis os vereadores Rodnei Pedroso, Jean Mendonça, Ananias Pereira de Jesus, Adão Teixeira e Vicente Pinheiro. Com a votação de última hora, a prefeitura municipal de Pimenta Bueno ficou autorizada a abrir licitação para concessão dos serviços de água e redes de esgoto.

Assista ao Vídeo abaixo com imagens de Rafaela Del Negri:

ÁUDIO - "Defendi a CAERD em reunião com funcionários, e conclamei o povo a participar das discussões"

Eu, Dado Martins, proprietário do site www.rondoniaemgeral.com, fui convidado a participar de uma reunião que aconteceu no último dia 1º, na Câmara de Vereadores, entre representantes da diretoria da CAERD, funcionários da empresa em Pimenta Bueno, vereadores e lideranças comunitárias em geral.

Tive a oportunidade de deixar a minha fala, e me manifestei em favor da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia por entender que, tendo ela melhores condições, pode atender satisfatoriamente a demanda dos consumidores locais, sobretudo se, como proposta da própria CAERD, ficarem no município os recursos por ela arrecadados com os pagamentos das tarifas.

Além do mais, Pimenta Bueno que já está incluída no PAC 2, pode ficar sem receber R$ 42 milhões de reais para serem investidos exclusivamente em saneamento básico, se a prestação de serviços com água e esgoto for privatizada.

Apesar da privatização ter seus pontos favoráveis, entendo que uma empresa privada visa apenas o lucro, e quando a maior parte dos consumidores pimentenses é gente que mal dá conta de pagar o aluguel, a água e a luz, penso que esta classe da nossa sociedade poderia sofrer mais com as conseqüências dessa privatização, além do que a voz do governo estadual é determinante na empresa CAERD, o que não ocorre com as empresas privadas.

Clique abaixo e ouça o Áudio com a minha fala:

ÁUDIO – Pimentense que viajou a Campo Grande defende permanência da CAERD em Pimenta Bueno

O Presidente do bairro Jardim das Oliveiras, William Torchetti, participou de uma reunião que aconteceu na Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno na noite desta sexta-feira (1), onde declarou para funcionários da CAERD, aos vereadores Cleiton Roque (PSB), Bozo (PSB) e Marlene Parra (PT), além de alguns representantes da sociedade, que é contra a privatização dos serviços prestados com água e redes de esgoto na cidade, sendo favorável à permanência da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – CAERD.

William Torchetti foi um dos oito pimentenses que viajaram a Campo Grande, recentemente, para conhecer a empresa “Águas Guariroba”, que tem interesse em conseguir a concessão para a prestação desses serviços em Pimenta Bueno.

William Torchetti acredita que a CAERD tem capacidade para prestar serviços com água e redes de esgoto em Pimenta Bueno, se a empresa receber maiores incentivos.

Clique abaixo e ouça o Áudio da reunião editado por Dado Martins:

Votação autorizando privatização da água e esgotos de Pimenta Bueno pode estar na pauta de segunda

Segundo informações extra-oficiais o Presidente da Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno, Rodnei Pedroso (PMDB), teria orientado o secretariado da Casa de Leis a colocar na pauta da próxima segunda-feira (04), a votação que autoriza a Prefeitura Municipal de Pimenta Bueno a abrir licitação para a prestação de serviços com água e rede de esgotos no município.

Se esta votação realmente estiver na pauta, o projeto poderá ser aprovado, uma vez que a maioria dos vereadores é a favor da vinda de uma empresa de fora para a cidade a fim de prestar os serviços do setor. Dos nove vereadores pimentenses apenas três estão se manifestando publicamente contrários a privatização da água e esgotos, que são Cleiton Roque (PSB), Bozo (PSB) e Marlene Parra (PT).

Os parlamentares alertam a população dizendo que o que está em jogo são os próximos 25 anos com uma empresa de outro estado explorando a água de Pimenta Bueno, visando, sobretudo, o lucro financeiro.

Segundo informações, também extra-oficiais, mobilizações estão sendo articuladas em todos os bairros da cidade, com apoio de lideranças comunitárias, diretores e funcionários da CAERD, para que o plenário esteja lotado na segunda-feira, já que a população tem manifestado o desejo da permanência da CAERD no município.

Na mesma segunda-feira (04), à partir das 19 horas, acontecerá uma Audiência Pública que também está sendo grandemente articulada para garantir a presença das lideranças da cidade e da população em geral. A Audiência foi requerida pela vereadora Marlene Parra e aprovada por unanimidade na última segunda-feira (28).

Uma reunião aconteceu na noite desta sexta-feira (01), na Câmara de Vereadores, para discutir o assunto. Compareceram várias lideranças de bairro, funcionários e diretores da CAERD, além dos vereadores Cleiton Roque, Bozo e Marlene Parra.

ÁUDIO - Tenente do Corpo de Bombeiros faz avaliação dos hidrantes de Pimenta Bueno

O Diretor de Hidrantes do Estado de Rondônia, Tenente De Souza, esteve em Pimenta Bueno nesta quarta-feira onde fez um levantamento detalhado dos hidrantes da cidade. Em entrevista ele disse que a cidade possui quatro hidrantes, e que a CAERD está comprometida com a instalação de mais seis, totalizando dez hidrantes para atender toda a população.

O Tenente destacou que a ordem do comando superior é de normatizar a situação em todo Estado. O Diretor observou que em Pimenta Bueno há uma situação desfavorável ao tempo resposta durante as ocorrências de sinistro, devido ao mau jeito de abastecimento do caminhão na CAERD. Com a devida manutenção dos hidrantes, o veículo de combate a incêndios pode ser abastecido mais rapidamente, evitando maiores danos aos bens da sociedade.

O Tenente De Souza lembrou que estacionar veículos em frente ao hidrante é infração de trânsito, e que por este motivo os hidrantes de Pimenta Bueno serão devidamente sinalizados. Ele informou que os vândalos depredam a estrutura dos hidrantes, e que a comunidade tem que ajudar denunciando, quando flagrar o vandalismo.

Clique e ouça o Áudio com a Entrevista:

Vereador defende CAERD em programa de rádio

O vereador Cleiton Roque está encampando uma grande campanha em favor da CAERD em Pimenta Bueno, onde tramita na Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que autoriza a Prefeitura Municipal abrir licitação para empresas prestadoras de serviço nas redes de água e esgoto sanitário.

A CAERD é uma empresa mista; uma autarquia onde a voz do governo estadual é determinante, e presta serviços nas redes de água e esgotos de Rondônia há 25 anos, desde quando foi criada em 1986.

Em Pimenta Bueno o "problema" é que uma das empresas interessadas em concorrer a licitação pimentense, já se adiantou e levou para sua cidade-sede, que é Campo Grande no Mato Grosso do Sul, três vereadores que de lá retornaram defendendo toda a questão da terceirização dos serviços prestados nos setor.

O vereador Cleiton Roque esteve num dos programas jornalísticos da Rádio Comunitária FM 87,9 na manhã desta quarta-feira, onde concedeu entrevista ao Radialista e Apresentador Josafá Xavier. O parlamentar falou de sua determinação em defender a CAERD, e alertou a todos para os cuidados necessários, já que a possível concessão perdurará pelos próximos 25 anos nas mãos de uma empresa que visa apenas o lucro, e não tem atendido as necessidades de seus consumidores em Campo Grande, como o "Rondônia em Geral" mostrou em uma matéria ontem.

Na próxima segunda-feira (04), acontece uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno para debater o polêmico assunto. A Audiência foi requerida pela vereadora Marlene Parra e aprovada por unanimidade.

Assista ao Vídeo abaixo com o trecho principal da Entrevista:

Vereador Bozo também defende CAERD em rádio pimentense

O vereador Bozo (PSB), outro que encampou a defesa da CAERD em Pimenta Bueno, esteve na rádio Rondônia AM 1480 na manhã desta quarta-feira (30), onde participou de programa jornalístico apresentado pelo Radialista e Comunicador, Moacir de Moura, que também já foi vereador no município.

O vereador Bozo disse no ar que está investigando as informações que recebeu sobre uma das empresas interessadas em prestar serviços com água e rede de esgotos na cidade. O parlamentar fez questão de frisar que as informações que obteve não são boas, e que de tudo fará para defender a população pimentense do interesse voltado apenas para o lucro.

Bozo disse que a empresa “Águas Guariroba”, de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, tem um alto índice de insatisfação diante dos consumidores de Campo Grande; que um deputado estadual está processando a empresa no Ministério Público e que a Câmara de Vereadores daquela cidade quis instaurar CPI para apurar irregularidades e abusos no aumento do valor das tarifas.

O vereador acredita que antes de uma decisão ser tomada precipitadamente pelo Legislativo pimentense, representado em viagem patrocinada pela Águas Guariroba na semana passada por três, dos nove vereadores, autorizando a Prefeitura Municipal abrir Licitação para as empresas do setor, as propostas da CAERD têm que ser ouvidas por todos, sobretudo pela comunidade.

Bozo lembrou a Audiência Pública que acontecerá na próxima segunda-feira (04), na Câmara de Vereadores, que tem o único objetivo de debater o assunto. Ele informou que a Audiência foi requerida pela vereadora Marlene Parra na última segunda-feira (28), e que o Requerimento foi aprovado por unanimidade.

www.rondoniaemgeral.com

Cleiton Roque defende inclusão da CAERD nas discussões em Pimenta Bueno

Está tramitando na Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno um Projeto de Lei que define a Regularização de Exploração do Serviço Público referente ao abastecimento de água e redes de esgoto da cidade. Segundo avaliação do vereador Cleiton Roque, vice-presidente da Casa de Leis, o Projeto está incompleto.

Cleiton Roque defende que seja incluída a possibilidade de discussão da inclusão da CAERD, reconhecendo que a empresa tem seus problemas e dificuldades, assim como o município. Apesar de acreditar ser voto vencido na discussão entre a maioria dos vereadores, o parlamentar disse que a população e a sociedade têm que participar das discussões em torno do assunto, que considerou polêmico.

O vereador conclamou a população para participar das discussões, porque, segundo ele a decisão tomada neste momento influenciará o destino do setor pelos próximos5 anos.

Clique e ouça o Áudio com a Entrevista:

Marlene Parra requer Audiência Pública para discutir prestação de serviços

A vereadora Marlene Parra, do PT, durante sessão na Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno na manhã de ontem (28), pediu Audiência Pública para discutir junto com a sociedade a Regularização de Exploração do Serviço Público referente ao abastecimento de água e redes de esgoto. A vereadora entende que determinados pontos da proposta de regularização não estão claros.

Através de uma discussão coletiva a vereadora acredita que todos podem amadurecer com a participação da população e das autoridades competentes.

Clique e ouça o Áudio com a Entrevista:

Empresa que quer vir para Pimenta Bueno tem tarifas mais altas que CAERD

Em Campo Grande a “Águas Guariroba” é conhecida como “Águas Gororoba”

Arnaldo B. T. Martins - De acordo com informações do site da empresa Águas Guariroba, de Campo Grande no Mato Grosso do Sul, constata-se que a tarifa mínima de água cobrada dos usuários que consomem até 10 metros cúbicos é de R$ 2,48, sendo a tarifa de esgoto de R$ 1,74, totalizando uma conta mínima no fim do mês de R$ 42,16. As mesmas contas feitas com as informações da CAERD, em Pimenta Bueno em Rondônia, geram uma conta mínima no final do mês de R$ 41,32.

A empresa Águas Guariroba quer a concessão do abastecimento de águas e rede de esgotos de Pimenta Bueno. A “Águas Gororoba”, como é conhecida pelos usuários insatisfeitos de Campo Grande, deu indícios deste anseio quando levou para a capital do Mato Grosso do Sul, na semana passada, oito pimentenses, a fim conhecerem as instalações da empresa, bem como para ouvirem suas propostas. Observação: De acordo com as informações, todas as despesas de viagem e estadia dos oito pimentenses foram pagos pela empresa de Campo Grande.

Dentre os oito pimentenses estavam três vereadores que retornaram dispostos a defender os interesses da Águas Guariroba em Pimenta Bueno, diante da tramitação do Projeto de Lei de número 1918/2011, que dispõe sobre a prestação do serviço público de saneamento básico no município de Pimenta Bueno, “e dá outras providências”.

Mesmo com a proposta de uma tarifa mais cara, os três vereadores, diante das discussões que já foram abertas, têm mantido seus discursos em defesa da empresa matogrossense e, ao que parece, estão conseguindo, não se sabe com que argumentos, convencer outros parlamentares.

Declaradamente contra a privatização das redes de água e esgoto de Pimenta Bueno, bem como a vinda desta empresa para a cidade, estão se manifestando apenas os vereadores Cleiton Roque e Bozo, ambos do PSB, e a vereadora Marlene Parra, do PT.

Notícias negativas

Quando se procura no “Google” notícias sobre a empresa “Águas Guariroba”, encontra-se muitas matérias institucionais e políticas. Entretanto, as que mais chamam a atenção são as matérias de cunho negativo, geralmente expressando a insatisfação dos consumidores de Campo Grande, que apelidaram a empresa de “Águas Gororoba”, ou referentes às altas taxas cobradas.

O site “Capital News.com.br” publicou uma matéria no último dia 25, portanto bem recente, uma associação de moradores reclama que várias ruas estão recebendo dejetos de esgotos, e que os dejetos “saem em grande volume”. A matéria diz que “os servidores da Concessionária Águas Guariroba não conseguiram resolver o problema e a situação continua insuportável aos moradores”.

O site “Mídia Max.com” publicou matéria no último dia 9, dizendo que “moradores enfrentam vazamento na rede de esgoto e reclamam da Águas Guariroba”.

Mas a notícia que mais chama a atenção é a de um deputado estadual que acionou o Ministério Público e Procon contra a Águas Guariroba. Segundo o deputado a concessionária estaria cobrando “multa por supostas fraudes, mesmo sem provas”. O parlamentar afirma que o fato está embasado em documentos apresentados ao MP do Mato Grosso do Sul. Outro deputado, Lauro Davi (PSB), apoiou as denúncias do colega e acrescentou reclamações pelo mau atendimento da empresa.

A Câmara de Vereadores de Campo Grande quis abrir CPI para apurar aumento de 8,9% da água na capital do Mato Grosso do Sul. Os vereadores, segundo matéria, ouviram a empresa a “portas fechadas”, mas não se convenceram.

Prefeitura de Pimenta Bueno deve mais de R$ 7 milhões a CAERD

Muitos consumidores pimentenses também poderão manifestar sua insatisfação com relação aos serviços prestados pela CAERD nos últimos 25 anos, desde quando foi instituída em 1986. Mas será que esses consumidores sabem que a Prefeitura Municipal de Pimenta Bueno deve mais de R$ 7 milhões de reais para a CAERD?

Com base nesta informação abre-se o questionamento: Como gerir satisfatoriamente uma rede de água com mais de 200 quilômetros de extensão, como é o caso de Pimenta Bueno, sem receber as contas de um grande consumidor como a Prefeitura?

Em reunião com vereadores pimentenses os representantes da CAERD apresentaram algumas propostas que até o momento não foram discutidas, inclusive pela sociedade, ates da instalação de uma nova empresa.

A CAERD propõe que até o ano de 2018 estará com 100% do esgotamento sanitário concluído. Propõe ainda que todo recurso financeiro arrecadado em Pimenta Bueno, ficará no município para investimento nas redes da cidade, principalmente com ampliação e melhoramentos, além de propor também a possibilidade de discussão sobre o atual montante da dívida.

Informações dão conta de que a CAERD estaria disposta a favorecer, de várias formas, a Prefeitura Municipal com relação a dívida de mais de R$ 7 milhões.

Outro fato interessante é que 80% dos funcionários da CAERD tende a transpor para o quadro federal através da Transposição, abrindo assim a possibilidade da realização de concurso público para admissão de trabalhadores em todo Estado.

Momento de discussão e participação de todos

A vereadora Marlene Parra requereu uma Audiência Pública para debater o assunto. O Requerimento da parlamentar foi aprovado por unanimidade na última segunda-feira (28). A Audiência Pública será realizada na próxima segunda-feira (04), à partir das 19 horas na Câmara de Vereadores.

Marlene Parra, Cleiton Roque e Bozo conclamam a todos para o evento, sobretudo os empresários que demandam alto consumo de água nas empresas e, como vimos, podem estar às vésperas de terem que arcar com uma conta mais alta.